Drink de Estilo

A moda sai de moda, o estilo jamais - Coco Chanel

sexta-feira

22

maio 2015

0

COMENTÁRIOS

História da Marca – H. Stern

Escrito por Ticiane Vitória, Categorizado em Moda

joias

Conheça um pouco sobre a interessante história da marca de joias H. STERN!

Imagem de Amostra do You Tube

h stern logo

Hoje vamos conhecer um pouquinho sobre a maravilhosa marca brasileira de joias H. STERN! Vamos lá?

Tudo começou quando o senhor Hans Stern fugiu da Alemanha nazista e veio para o Brasil, quando tinha 16 anos.

Trabalhava como datilógrafo aos 22 anos em uma empresa de importação e exportação de minerais. Viajando para Minas Gerais ele conheceu as pedras brasileiras e ficou apaixonado. Fascinado, as trouxe para a então capital e vendeu para os estrangeiros.

hans stern hans stern

Em seguida, no ano de 1945, após vender um acordeão Hohner por US$ 200, abriu a H. STERN em um pequeno sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo.

No começo, comprava e vendia apenas pedras preciosas. Ele se aventurava pelos garimpos do sertão brasileiro em busca das ametistas, topázios, turmalinas e águas-marinhas nacionais.

joias

Como não estava satisfeito com o padrão de qualidade de ourivesaria e lapidação, Hans optou por chamar artesãos europeus para trabalhar na sua empresa. Em 1949, preocupado com a qualidade, ele criou um Certificado de Garantia Internacional para comprovar o valor de suas jóias, e que autorizava a troca do produto durante um ano, o que possibilitava a quem não se afeiçoasse ao presente recebido a possibilidade de trocar por outro.

Ainda no mesmo ano, a primeira loja foi erguida no porto carioca. A loja era localizada onde atracavam navios vindos da Europa e dos Estados Unidos, geralmente cheios de turistas. A estratégia era mostrar aos turistas como as jóias eram produzidas.

joias h.Stern

Logo depois inaugurou outra loja dentro do hotel Quitandinha em Petrópolis.

A marca lançou, nos anos 50, várias iniciativas pioneiras para atrair clientes estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro. Em 1958, foi a primeira joalheria da América Latina a montar um laboratório gemológico para analisar pedras preciosas e metais nobres, e pesquisar novas matérias-primas.

hstern

Na década de 60, o design H. STERN já era referência, não somente no Brasil, como também no mundo. Reis e rainhas, artistas e muitas celebridades visitavam a matriz da H. STERN, no Rio de Janeiro.

Quando se preparava para ir à Europa expandir a empresa, em 1964, a famosa revista americana Time publicou uma matéria em que ele aparecia como o rei das gemas de cor. Depois da revista americana, vieram muitas outras publicações: Financial Times, The Wall Street Journal, New York Times, Reader’s Digest, Elle, Marie Claire, Vogue e Harper’s Bazaar. O reconhecimento da mídia veio na proporção em que a H. STERN crescia e conquistava clientes famosos e poderosos.

h-stern-s-world-headquarters

  • Um acontecimento muito importante para a marca foi a inauguração de sua sede mundial, em 1983, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro prédio no mundo construído para abrigar todos os setores do processo de fabricação de uma jóia: oficinas de ourivesaria e lapidação, escritórios, loja, etc. Neste evento, a atriz Brooke Shields foi convidada para a inauguração e participou de um desfile beneficente.
  • Outro passo importante para a empresa foi quando a marca lançou a coleção Catherine Deneuve, a musa do filme “A Bela da Tarde”, nos anos 80. Foi a primeira joalheria brasileira a criar joias inspiradas em artistas. A coleção tinha jóias com a personalidade da atriz e assinatura na forma de letras CD espalharam-se pelos pulsos e pescoços de clientes famosos no mundo.

joia

Na década de 90, nas mãos do filho de Hans, Roberto Stern, a empresa passou por uma reestruturação interna. Os produtos estavam mais relacionados às tendências de comportamento de moda e consumo. Várias joias foram criadas inspiradas em personalidades, e surgiram coleções como a da empresária de moda Costanza Pascolato (1997), do músico Carlinhos Brown (1999).

Em 2003 a marca teve vários acontecimentos importantes, como sua participação pela primeira vez na feira de relógios e jóias de Basel na Suíça; e o começo do trabalho com uma rede de parceiros para representar a marca em países da Europa, Oriente Médio e Estados Unidos.

Imagem de Amostra do You Tube

Com isso, a H. STERN começou a distribuir seus produtos através de sofisticadas lojas de departamento (como por exemplo, Harrod’s, Neiman Marcus e Selfridges) e outras joalherias, mas sempre com a utilização de corners e expositores com sua marca, para preservar a filosofia e imagem que construiu durante décadas.

Katie Holmes

Após três anos de intensas pesquisas, em 2004 a H. STERN lançou o diamante Stern Star, de lapidação exclusiva, com formas orgânicas.

Nos últimos anos a empresa também expandiu o negócio para além do segmento de jóias, com a abertura de um spa, um restaurante e uma loja de artigos de decoração.

Hoje, a marca é sinônimo de beleza e bom gosto no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova York, Paris, Frankfurt, Tel Aviv e em outras importantes cidades ao redor do mundo.

 Logosh stern logos

Dados

Origem: Brasil

Fundação: 1945

Fundador: Hans Stern

Lojas: 160

Principais produtos: jóias e relógios

Ícones: o design de suas jóias

Slogan: Jóias H. Stern marcam você.

Website: www.hstern.com.br

anel de noivado

anel

Eu sempre fico babando pelas joias, e adorei conhecer um pouco mais sobre a marca!

E vocês, gostaram de conhecer um pouquinho sobre a marca?

As informações foram retiradas do site Mundo das Marcas, e vocês podem ler um pouco mais sobre a história da marca lá! =)

Beijos e ótimo final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *